Skip to main content

5G privada no setor corporativo: um futuro promissor

Pedro Nogueira
janeiro 13, 2023
O setor corporativo ainda está no caminho da digitalização operacional com o objetivo de ampliar a automação e aumentar segurança de seus dados, consequentemente elevando o número de redes privadas em operação usando as tecnologias 5G e 4G/LTE. Hoje, a 5G Americas, a voz da 5G e 4G LTE nas Américas, divulgou o relatório “A […]

O setor corporativo ainda está no caminho da digitalização operacional com o objetivo de ampliar a automação e aumentar segurança de seus dados, consequentemente elevando o número de redes privadas em operação usando as tecnologias 5G e 4G/LTE. Hoje, a 5G Americas, a voz da 5G e 4G LTE nas Américas, divulgou o relatório “A Evolução Empresarial com Adoção 5G”, explorando as muitas soluções 5G desenvolvidas para o setor corporativo por fornecedores em vários setores.

“O ecossistema de 5G corporativa ainda está passando por uma fase de consolidação, no entanto, a tecnologia está viabilizando o desenvolvimento de novas soluções para servir novas necessidades empresariais” 

Chris Pearson, presidente da 5G Americas, disse: “A promessa da 5G privada motivou a tendência de digitalização, um dos requisitos para a Indústria 4.0. O ecossistema de 5G corporativa ainda está passando por uma fase de consolidação, no entanto, a tecnologia está viabilizando o desenvolvimento de novas soluções para servir novas necessidades empresariais”.

O relatório “A Evolução Empresarial com Adoção 5G” analisa o desenvolvimento de modelos de adoção, as novas tecnologias RAN, os novos requisitos de mobilidade e os padrões corporativos de segurança e gestão da rede. O documento também aborda as complexidades que as Redes celulares de Acesso via Rádio (RAN) apresentam na fase inicial de adoção. Para os departamentos de TI já acostumados com a facilidade de instalar redes Wi-Fi, a adoção da RAN 5G levanta nova questões que devem ser levadas em consideração, como a necessidade de obter frequências adicionais, cobertura, casos de uso centralizados no dispositivo, o desempenho individual de cada dispositivo, a aquisição e operação de rádios pela própria empresa, a virtualização e o transporte.

O relatório também aborda outros fatores, como a mobilidade empresarial, além de cenários em vários verticais, a integração de identidades celulares, a mobilidade no contexto empresarial, a mobilidade baseada em aplicativos v. redes, redes compartilhadas e roaming entre redes públicas e privadas.

Alguns dos principais tópicos abordados em relação a adoção corporativa de redes privadas 5G (P5G) incluem:

Tendências em adoção corporativa;

Questões relacionadas à RAN, mobilidade e segurança; e

Considerações adicionais em relação a gestão e operação.

Azita Kia, líder Técnico do Escritório do CTO de Mobilidade, da Cisco, disse: “Hoje, a 5G Privada é uma alternativa importante capaz de oferecer qualquer organização um desempenho de rede a nível de operadora. A tecnologia ainda está evoluindo enquanto entendemos melhor seus casos de uso e vários aspectos das soluções ponta a ponta melhoram. A 5G Privada terá um papel importante a desempenhar e deve continuar evoluindo em conjunto com outras tecnologias corporativas”.

Serviço
www.brechazero.com.br

5G Americas

5G Privada

Azita Kia

Chris Pearson

indústria 4.0

setor corporativo

Você também pode gostar

Edição do mês


Posts recentes