Orquestração de processos é vital para superar desafios da automação
Mais de 9 em cada 10 líderes de TI investiram em automação de processos no ano passado, de acordo com o estudo independente State of Process Orchestration Report 2023, conduzido pela Regina Corso Consulting e publicado nesta quarta-feira (11/1) pela Camunda, provedora de softwares para orquestração de processos. O estudo revelou que à medida que as empresas avançam em suas iniciativas de automação, novos desafios surgem. As empresas que lutam com processos de negócios complexos e desafios relacionados estão buscando soluções de orquestração de processos para superar os bloqueadores, de acordo com 92% dos entrevistados.
Embora a linha de tendência na adoção da automação continue a apontar, está claro que as organizações entendem que precisam fazer um trabalho muito melhor gerenciando toda a integração da automação
“À medida que a automação acelera as jornadas de transformação digital, o mesmo acontece com as novas demandas dos clientes”, disse Jakob Freund, CEO da Camunda. “O relatório State of Process Orchestration deste ano revela como o aumento da automação cria mais desafios para as organizações, especialmente com problemas de integração e trabalho isolado. Está claro que a orquestração de ponta a ponta é fundamental para agilizar processos entre pessoas, sistemas e dispositivos”, afirmou.
A maioria dos participantes da pesquisa compartilhou que, embora a automação já tenha sido fácil de manter quando utilizada para tarefas pequenas e isoladas, agora deve haver uma maneira melhor de garantir a coesão e a continuidade entre todas as tarefas automatizadas, independentemente de quem ou o que é o proprietário desses processos.
– No geral, 72% concordam que os processos críticos de negócios do mundo real são complexos de manter.
– 69% dizem que, à medida que mais tarefas se tornam automatizadas, fica mais difícil visualizar os processos de ponta a ponta.
– Mais de 9 em cada 10 executivos acreditam que um fluxo de trabalho bem definido que ofereça conectividade entre pessoas, sistemas e dispositivos ajudaria a eliminar complexidades.
– 92% desejam ferramentas para orquestrar e coordenar tarefas em diversos terminais de processo.
Para lidar com as pressões de negócios e atender à natureza em evolução da automação de processos, a orquestração de processos permite que as organizações coordenem vários terminais móveis que trabalham com pessoas, sistemas e dispositivos, alcançando a automação completa de processos de ponta a ponta.
Segundo o pesquisa, os obstáculos para a orquestração de processos incluem:
– Desconexão entre TI e líderes de negócios (74%).
– Manter uma abordagem desatualizada para automação de processos (64%).
– Ter que integrar vários sistemas (44%).
– Processos de longa duração (35%).
– Falta de mão de obra qualificada (34%).
– Medo da mudança (28%).
– Falta de visibilidade das práticas de negócios (28%).
Embora a linha de tendência na adoção da automação continue a apontar, está claro que as organizações entendem que precisam fazer um trabalho muito melhor gerenciando toda a integração da automação em seus processos de negócios. Enquanto a automação é a tática usada para fazer as coisas, a orquestração de processos é a estratégia que governa sua execução coordenada e eficiente.
Os líderes de TI enfatizaram esse ponto quando 86% responderam que sentem que precisam ter ferramentas melhores para gerenciar como seus processos se cruzam. No futuro, 91% dos entrevistados dizem que sua organização planeja aumentar o investimento em automação de processos nos próximos 24 meses, em comparação com 88% quando fizeram a mesma pergunta no ano anterior.
Serviço
www.camunda.com
Camunda
orquestração
pesquisa
processos
State of Process Orchestration
Você também pode gostar