Estudo da Accenture identifica perfil de empresas que estão se reinventando
Uma nova pesquisa da Accenture descobriu que, para crescer e liderar no ambiente volátil de hoje, um pequeno grupo de empresas está adotando uma estratégia deliberada e contínua de Total Enterprise Reinvention para cada parte de seus negócios com novos tecnologias e novas formas de trabalhar.
A Total Enterprise Reinvention é alimentada por avanços em tecnologias como IA e computação em Nuvem. Hoje, apenas 8% das empresas pesquisadas são ‘Reinventors’, estabelecendo uma nova fronteira de desempenho para si mesmas e, na maioria dos casos, para seus setores. Sua transformação está centrada em um forte núcleo digital e novas formas de trabalho que ajudam a otimizar as operações e impulsionar o crescimento.
As empresas que planejam adotar IA de última geração e métodos computacionais avançados têm 2,6 vezes mais chances de aumentar a receita em 10% ou mais do que as empresas que não avançam nessas áreas
A grande maioria das empresas (86%) se concentra em transformar partes de seus negócios e trata a transformação como um programa finito, e não como um processo contínuo. A Accenture chama isso de ‘Transformers’. Os 6% restantes das empresas são ‘Optimizers’. Eles se concentram em transformações funcionais limitadas em escopo e ambição – a tecnologia não é um facilitador significativo de suas transformações.
“No pós-pandemia, esses líderes estão mudando sistematicamente o jogo e suas indústrias”, disse Julie Sweet, presidente e CEO da Accenture. “Com o tempo, eles estão transformando cada parte de sua empresa para obter melhores resultados financeiros, inovações revolucionárias e maior resiliência, além de criar valor de forma mais ativa para todas as partes interessadas”, observou.
Como parte da pesquisa, a Accenture entrevistou mais de 1,5 mil executivos de alto escalão, 75% dos quais concordaram que uma série de forças externas – mas particularmente o ritmo da inovação tecnológica, mudanças nas preferências do consumidor e mudanças climáticas – acelerarão ainda mais seus investimentos em Digital Transformação.
Segundo a pesquisa, os benefícios financeiros são claros, pois os Reinventors relatam gerar um crescimento de receita incremental 10% maior, melhorias de redução de custos 13% maiores e melhorias de balanço 17% maiores do que os Transformers. Eles também entregam 1,3 vezes mais valor financeiro nos primeiros seis meses do que os Transformers – um reflexo da velocidade com que os Reinventors operam. Além disso, dois terços dos Reinventors dizem que a entrega de sua estratégia de reinvenção está acontecendo significativamente mais rápido em relação às transformações anteriores, em comparação com menos de um terço dos Transformers.
Tornando-se um Reinventor
As empresas que adotam a reinvenção total da empresa exibem seis características:
1. A reinvenção é a estratégia. Não é mais uma alavanca de execução.
2. O núcleo digital torna-se uma fonte primária de vantagem competitiva. Ele aproveita o poder da nuvem, dos dados e da IA por meio de um conjunto interoperável de sistemas em toda a empresa que permite o rápido desenvolvimento de novos recursos.
3. A reinvenção vai além dos referenciais, abraçando a arte do possível. Tecnologia e novas formas de trabalhar criam uma nova fronteira de desempenho.
4. A estratégia de talentos e o impacto nas pessoas são fundamentais para a reinvenção, não uma reflexão tardia. Essas empresas consideram o gerenciamento de mudanças uma competência essencial.
5. A reinvenção não tem fronteiras e quebra os silos organizacionais. Ele lida com recursos de ponta a ponta.
6. A reinvenção é contínua. Não é mais um recurso pontual definido no tempo, mas uma capacidade continuamente explorada pela organização.
Mais insights da Accenture
A Accenture divulgou três relatórios adicionais no Fórum Econômico Mundial 2023 em Davos (Suíça) que destacam a importância da Total Enterprise Reinvention para acelerar o crescimento, construindo um forte núcleo digital, investindo em novas tecnologias e transformando a forma como a colaboração funciona no C-suite.
– Investir em novas tecnologias para alimentar inovações revolucionárias: Nuvem, IA e Metaverso são três megatendências de tecnologia que prometem gerar oportunidades significativas tanto no curto quanto no longo prazo. Ao aproveitar essas megatendências para estabelecer um núcleo digital e capitalizar a próxima geração de avanços tecnológicos, cada empresa pode reinventar sua empresa com crescimento de receita, eficiência operacional e inovação, de acordo com a pesquisa da Accenture.
– Em 2020, os serviços de IA cresceram 17,3%, para US$ 19,4 bilhões, e devem aumentar para US$ 50,5 bilhões em 2025, com um CAGR de 21%.
– As empresas que planejam adotar IA de última geração e métodos computacionais avançados têm 2,6 vezes mais chances de aumentar a receita em 10% ou mais do que as empresas que não avançam nessas áreas.
– CEOs identificam a combinação de dados, tecnologia e pessoas como propulsores de crescimento futuro.
– Outra pesquisa da Accenture descobriu que, embora os CEOs vejam a combinação de dados, tecnologia e pessoas como essencial para impulsionar o crescimento, apenas 5% das grandes organizações globais estão efetivamente liberando o valor desta combinação.
– As empresas que percebem essa oportunidade podem obter um prêmio de produtividade de primeira linha de 11%.
– O relatório também mostra que o prêmio de produtividade de 11% cai para 4% quando as empresas implementam soluções de dados e tecnologia que não colocam seu pessoal no centro.
– O relatório identifica o CHRO como um catalisador chave para liberar o valor dessa combinação de dados, tecnologia e pessoas para o crescimento
89% dos CEOs dizem que o CHRO deve desempenhar um papel fundamental para garantir o crescimento lucrativo de longo prazo.
– Mas apenas 45% dos CEOs estão criando um ambiente que permite que seu CHRO acelere o crescimento.
– Em outro relatório, a Accenture descobriu que, embora 65% dos líderes empresariais europeus concordem que estão enfrentando o ambiente operacional mais desafiador de sua história, uma proporção ainda maior (77%) está confiante sobre sua capacidade de acelerar o crescimento durante uma crise econômica. No longo prazo, no entanto, como o ambiente macroeconômico global continua volátil e o ritmo da inovação tecnológica acelera, as empresas europeias precisam tomar a decisão deliberada de se transformar por meio de uma estratégia de reinvenção total da empresa para ajudar a sustentar sua competitividade e crescer.
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