tempestade no Mato Grosso pode atingir centenas de cidades
Se você é do Mato Grosso, precisa ficar em alerta. Pois, o Inmet informou o perigo iminente de tempestade por conta das fortes chuvas.
Existem riscos em diferentes cidades do estado, com chances de diversos desastres naturais por conta das tempestades.
Então, se você é do Mato Grosso e quer saber mais sobre o assunto, não deixe de ler até o final. Dessa forma, não perca nenhuma informação importante.
Na hora de se prevenir desse tipo de situação, além de cuidar de sua família, ficar por dentro de todas as informações é de extrema importância e pode salvar vidas.
Aviso no Inmet sobre a tempestade no Mato Grosso, saiba
O Inmet é o Instituto de Meteorologia Brasileiro. Então, é através dele que podemos saber a respeito da previsão do tempo para os próximos dias. Além disso, também é possível saber se há riscos de tempestades, deslizamentos de terra, queda de árvores ou de granizo e mais.
No último dia 17 de janeiro, o Inmet publicou um aviso de perigo iminente, devido a uma tempestade que deve atingir algumas cidades do Mato Grosso, Cuiabá e Paraná.
Esse aviso é do grau laranja de severidade e começou às 09h51min com previsão de chegar ao fim no dia 18 de janeiro, às 10h00min.
Quais são os riscos potenciais?
Segundo o aviso do Inmet de perigo iminente, a maior causa desse alerta acontece devido as tempestades que deverão atingir a região nesse período.
Segundo o Instituto de Meteorologia, a previsão é de que chova entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 a 100 milímetros por dia.
Além disso, também existe a chance de queda de granizo. Por isso, é preciso buscar abrigo nesse período.
Outro ponto do aviso de perigo iminente do Instituto, diz respeito à energia elétrica, que pode ser cortada durante a tempestade. Por fim, as plantações também podem sofrer com estragos, além do risco de ocorrer quedas de árvores e alagamentos.
Quais são as instruções do que fazer durante a tempestade
Além de publicar os avisos e alertas de tempestades e outras intempéries climáticas, o Inmet também divulgou algumas instruções a seguir, caso você seja atingido.
Segundo essas instruções, caso você não esteja em casa e seja atingido por fortes rajadas de vento, a indicação é que você não se abrigue embaixo de árvores. Pois, além do risco da queda da árvore, também, existe a possibilidade de descargas elétricas.
Outra indicação do Instituto é que você nunca deve estacionar seu carro próximo as torres de transmissão ou placas de propaganda, ou outdoors. Pois, esses objetos podem cair. Consequentemente, lhe atingindo.
Ademais, durante as tempestades, o ideal é desligar todos os aparelhos e tirá-los das tomadas. Se possível, desligue o quadro de energia para evitar curto circuito dentro de sua casa.
Por fim, para aqueles que ainda têm dúvidas a respeito do que fazer durante uma tempestade forte, ou caso se encontre em uma situação perigosa, há duas estratégias. Uma delas é ligar para a Defesa Civil pelo telefone 199. Ou se preferir fazer uma chamada para o Corpo de Bombeiros, por meio do telefone 193.
Regiões afetadas pela tempestade no Mato Grosso
A previsão de tempestade cobre desde o estado de Cuiabá, passa por Mato Grosso e chega até o Paraná. Logo, muitas áreas afetadas.
Veja a seguir algumas das regiões que precisam ficar em alerta, e buscar apoio, caso aconteça grandes acidentes:
- Norte pioneiro do Paraná;
- Centro-Sul do Mato Grosso;
- Região Metropolitana de Curitiba;
- Leste do Mato Grosso do Sul;
- Presidente Prudente, Sudeste do Mato Grosso;
- Noroeste do Paraná;
- Norte Central do Paraná;
- Pantanais do Mato Grosso do Sul;
- Sudeste de Mato Grosso do Sul;
- Itapetininga;
- Sul de Goiás;
- Centro Oriental do Paraná;
- Sudeste do Mato Grosso;
- Centro Ocidental do Paraná;
- Assis;
- Litoral Sul de São Paulo;
- Norte do Mato Grosso;
- Norte de Santa Catarina;
- Sudeste do Paraná;
- e Nordeste do Mato Grosso.
No site oficial do Instituto de Meteorologia, o Inmet, é possível encontrar uma lista detalhada a respeito de todos os estados e municípios que entraram no estado laranja e alerta de tempestade.
Dessa maneira, fique de olho nos avisos do instituto. Além disso, se proteja e cuide de sua família para que fiquem seguros. Reforçando que o alerta vai até o dia 18 de janeiro. Enquanto isso, siga as instruções do Inmet e mantenha a si próprio e a sua família seguros, até que a tempestade se dissipe.