O programa “Ter Onde Morar – Aluguel Social” foi criado para as famílias que mais precisam, e já são mais de 40 mil goianos beneficiados em 66 municípios. Mas o que é o aluguel social? O benefício é de R$ 350,00 para garantir o pagamento do aluguel e é pago por 18 meses. O apoio das prefeituras é essencial para a GEHAB, pois o contato com os beneficiários fica mais fácil, principalmente com o suporte das equipes do CRAS.
A inscrição para o aluguel social é feita exclusivamente no site da AGEHAB. As prefeituras podem ajudar quem tem dificuldade de acesso à internet com pontos de inscrição no município. Entre as principais exigências estão ter o CADÚnico atualizado e residir há pelo menos três anos na cidade. Não pode ter imóvel próprio nem no nome, nem no do cônjuge.
Após a inscrição, é feita uma convocação para entrega de documentos no site da AGEHAB ou no Vapt Vupt do município, se houver.
Todas as listas de convocação são publicadas no site. Além disso, todos os convocados recebem ligação e mensagem no WhatsApp. O benefício é depositado no aplicativo “Pra Ter Onde Morar” todo dia 28 de cada mês.
Depois de receber o cartão do aluguel social, o beneficiado deve enviar o contrato do aluguel em PDF e comprovantes de pagamento no site.
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Em casos de fraudes ou descumprimento das regras, as famílias podem ter o benefício suspenso se não comprovarem tudo corretamente. Todas as etapas e prestações de contas são essenciais para garantir que o aluguel social seja direcionado a quem realmente precisa. O aluguel social é um dos programas do governo de Goiás, executado pela AGEHAB, e leva dignidade habitacional aos quatro cantos de Goiás.
Perguntas e Respostas
1) Quem terá prioridade no processo de seleção?
Terão prioridade as famílias com renda de até três salários mínimos, os idosos e pessoas com deficiência.
2) Quem pode participar desse programa?
Para participar, a pessoa que mora de aluguel precisa ter inscrição no CadÚnico, ser maior de 18 anos ou emancipada e estar residindo no município há pelo menos 3 anos.
3) O que precisa para fazer inscrição na AGEHAB?
- RG;
- CPF;
- Número de Identificação Social (NIS) do responsável pela unidade familiar (se for o caso, também do cônjuge e dos dependentes);
- CID, caso você ou dependente da família possua deficiência e/ou doenças crônicas incapacitantes ao trabalho (declaração/atestado cedido pelo médico).
4) Como ganhar uma casa da AGEHAB?
Para participar, basta acessar o site www.agehab.ms.gov.br e cadastrar os seus dados no sistema de Inscrição Compartilhada da casa própria ou procurar a Assistência Social da Prefeitura. Após optar pelo financiamento no site, deverá procurar a Prefeitura para oficializar a inscrição.
5) Como funciona a AGEHAB?
O programa consiste em um subsídio de até R$ 45.800, concedido pela AGEHAB, que pode ser usado para abater na entrada ou no financiamento do imóvel. O restante do valor do imóvel é financiado pela Caixa, com condições especiais e juros baixos.
6) Qual o valor do aluguel social da AGEHAB?
O que é o Aluguel Social? É um programa do Governo de Goiás para ajudar famílias com dificuldades para arcar com aluguel. Trata-se de uma ajuda de R$ 350,00 concedida por 18 meses.
7) Como saber se meu nome foi sorteado na Minha Casa Minha Vida?
Na Caixa, basta o cliente consultar o site do banco, digitar o CPF e verificar se está enquadrado nos critérios estabelecidos pela Portaria nº 1.248/2023 do Ministério das Cidades. Também é possível checar pelo App Habitação Caixa, Internet Banking ou Caixa Tem.
8) Quais os critérios para receber o aluguel social?
O projeto determina que será dada preferência às famílias que estão inscritas no Cadastro Único da Assistência Social, possuam menor renda per capita, filhos menores de 12 anos, e tenham como integrantes pessoas com deficiência ou idosos. E, por fim, que sejam chefiadas por mulher.