O município de Maringá, situado na região Norte do Paraná, percebeu em 2017 a dificuldade de lidar com a necessidade de contratação de servidores para atender à população. Além disso, por ser intitulada como “Cidade Verde”, a gestão está sempre em busca de priorizar alternativas mais sustentáveis. Foi por isso que a Prefeitura de Maringá buscou dentro da Tecnologia da Informação ferramentas que reduzissem a necessidade de mão de obra, e aumentassem a eficiência da Gestão Pública.
Diante dessas necessidades, a Prefeitura recorreu à Elotech, empresa de software de gestão pública do Paraná, que é uma grande parceira da administração do município. O objetivo foi o de desenvolver dentro do sistema contábil a execução orçamentária eletrônica, que envolve toda a tramitação: solicitação de despesas, empenho, liquidação, pagamento e solicitação de crédito adicional. Assim, a Prefeitura poderia fazer a tramitação eletrônica desses processos sem a necessidade de deslocamento de servidores fazendo o despacho de papéis.
O atendimento ao contribuinte é muito mais eficiente e eficaz, bem como o atendimento aos fornecedores do município. Há também a transparência de todo o processo
O Secretário da Fazenda de Maringá, Orlando Chiqueto, explica como era o processo burocrático antes do sistema, e os benefícios percebidos após a tecnologia: “A maioria das secretarias do município de Maringá ficam fora do paço municipal, então havia a necessidade de motorista e veículo. Um servidor administrativo trazia o documento para a Fazenda, e então nós conferíamos. Se estivesse errado, era preciso devolver para adequações. Esse fluxo de pessoas e de papéis nos incomodava muito”, relembra.
“Graças a Deus, conseguimos, com todo o apoio da Elotech, desenvolver a tramitação eletrônica. Hoje, nós não tramitamos mais papéis dentro do processo. É tudo eletrônico, via sistema. E com uma segurança e transparência muito grandes dentro do processo, que vem facilitando muito a vida, principalmente dos fornecedores da Prefeitura de Maringá”, diz.
Economia de tempo e de recursos
Segundo Chiqueto, a Prefeitura de Maringá conseguiu agilizar em mais de 30 dias o processo de pagamento dos fornecedores. Com isso, a empresa fornecedora consegue tirar o capital de giro da sua planilha de custo e fornecer serviços mais baratos para a cidade de Maringá.
A economia também se reflete nos recursos do município. Estima-se uma redução nas despesas em torno de R$ 500 mil por ano com a tramitação eletrônica da execução orçamentária. O Secretário da Fazenda detalha que isso se deve ao fim da necessidade de veículos, motoristas e servidores apenas para fazer esses trâmites, já que hoje tudo é feito pela via eletrônica. Assim, as Secretarias também se beneficiaram, pois agora contam com mais servidores para desempenhar outras atividades mais importantes, e todo o processo é feito eletronicamente.
“Estamos muito satisfeitos com o desenvolvimento do sistema, e seguimos em aperfeiçoamento constante. A Elotech também abraça essa parceria, pois gosta muito de desafios, e nós somos eternos desenvolvedores do processo. Nós queremos que ele seja cada vez mais eficiente e eficaz”, diz Chiqueto.
Uma luz no cenário da pandemia
O desenvolvimento do processo para o uso da Assinatura Digital se deu em 2019, logo antes da pandemia da Covid-19. O Secretário afirma que, graças ao sistema, foi possível continuar atendendo à população sem maiores transtornos:
“Se não fosse o sistema eletrônico de tramitação orçamentária, nós teríamos muita dificuldade. Naquele momento, tínhamos que isolar as pessoas para evitar a transmissão do vírus, e nós conseguimos fazer isso sem necessidade de parar pois já estávamos tramitando eletronicamente todo o orçamento de Maringá. Com isso, demos continuidade aos nossos serviços com os nossos servidores trabalhando em home office”, explica.
Conforme Chiqueto, a população se beneficia em todos os aspectos. A Prefeitura compra mais barato, é mais eficiente e precisa de menos pessoas para fazer o trabalho. Ele ainda reforça que não há desabastecimento nos postos de saúde e escolas.
“O atendimento ao contribuinte é muito mais eficiente e eficaz, bem como o atendimento aos fornecedores do município. Há também a transparência de todo o processo, o acesso facilitado à informação, a certeza de que aquela informação não será manipulada e nem substituída. Tudo isso dá à cidade de Maringá um aspecto muito interessante na questão da transparência da Gestão Pública”, afirma.
Serviço
www.elotech.com.br
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