Entrevista de emprego: dicas de postura e narrativa para o candidato
É possível obter sucesso na entrevista de emprego, desde que direcione a sua postura de maneira objetiva. Por isso, o candidato deve ter clareza sobre quais são os seus pontos fortes e destacar seus pontos fracos de maneira evolutiva.
Entrevista de emprego: dicas de postura e narrativa para o candidato
A entrevista de emprego é uma oportunidade para que a empresa conheça o candidato de maneira direcionada. Por isso, é relevante destacar situações concretas que reforcem suas qualidades, ao passo que também é importante destacar seus pontos fracos de forma resolutiva.
Exemplifique seus pontos fortes
Por exemplo, leve para a entrevista de emprego resultados de seus empregos anteriores, corroborando suas qualidades e características, como resiliência; proatividade; senso de urgência; trabalho em equipe; planejamento; organização; resolução de conflitos; gestão de pessoas; dentre outros aspectos.
Seja resolutivo e assertivo
Ao falar sobre uma situação que requer melhoria, apresente uma solução de modo orgânico. Por exemplo, é possível que informe que precisa melhorar a sua comunicação, já que se considera uma pessoa tímida.
No entanto, é imprescindível que informe que pretende estudar teatro para melhorar a sua capacidade de se comunicar. Dessa forma, estará demonstrando autoconhecimento e senso de resolução.
Adote uma postura objetiva
A postura do candidato transmite uma mensagem relevante durante a entrevista de emprego, por isso, é importante que não mantenha seus braços cruzados e controle o tom de sua voz.
Além disso, mantenha contato visual com a gestão do processo de recrutamento e seleção. Dessa forma, poderá obter sucesso de forma objetiva e orgânica dentro da dinâmica do processo seletivo.
Analise a cultura da empresa
De forma geral, é aconselhável que o candidato conheça o site da empresa, considerando que é possível encontrar informações sobre a cultura da empresa, sua missão, visão, valores e trajetória.
Ao adquirir esse conhecimento, o comportamento do candidato se torna mais objetivo, já que ele poderá direcionar sua postura de acordo com a cultura da empresa. Visto que uma cultura startup tende a ser mais informal do que uma cultura tradicionalista.
Evite a autossabotagem profissional
Além desse ponto, essa análise pode colaborar com a sua própria análise sobre a compatibilidade dos perfis. Já que é relevante ressaltar que essa compatibilidade deve ser considerada por todos os envolvidos.
Contudo, o candidato só se sentirá à vontade para realizar esse tipo de análise no processo de recrutamento e seleção, ao não adotar uma postura de autossabotagem; algo que pode ocorrer dentro de uma situação de ansiedade excessiva.