IBM renova compromisso com a ética da IA em evento no Vaticano
Na terça-feira (10/1), em um evento organizado e sediado pela Pontifícia Academia para a Vida, no Vaticano, a IBM reafirmará seu compromisso com o Chamado de Roma para a ética da IA, um compromisso assinado em 2020 pela Pontifícia Academia para a Vida, FAO, IBM, Microsoft e o Ministério da Inovação da Itália para defender abordagens éticas ao design, desenvolvimento e implementação de Inteligência Artificial (IA).
O evento está focado em dar as boas-vindas ao chamado de novos membros que representam as fés muçulmana e judaica, reunindo assim as três religiões abraâmicas para destacar os holofotes globais e promover abordagens éticas para tecnologias de IA.
Por mais de um século, a IBM trabalhou para ganhar a confiança dos negócios e da sociedade introduzindo novas tecnologias poderosas no mundo de forma responsável e com propósito claro
“O fato de todas as religiões monoteístas abraâmicas terem se reunido para refletir e agir sobre as implicações das fronteiras da ciência e da tecnologia em rápido avanço, como exemplificado pela Inteligência Artificial, é de importância histórica”, disse Darío Gil, vice-presidente sênior e diretor de Pesquisa da IBM. “A IBM é uma instituição que tem avançado responsavelmente essas fronteiras por mais de um século, e acreditamos que será a busca de toda a sociedade e de todas as nossas instituições, incluindo as religiosas, raciocinar através das implicações morais e éticas de grandes avanços científicos e tecnológicos. Temos o orgulho de reafirmar nosso compromisso com o Chamado de Roma para a ética da IA e esperamos concretizar sua visão em parceria com todos os seus signatários e aliados”, comentou.
Criado, organizado e sediado pela Fundação RenAIssance do Vaticano, o Fórum pela Paz de Abu Dhabi dos Emirados Árabes Unidos e o Rabinato Chefe da Comissão de Relações Inter-religiosas de Israel, o evento também contará com representantes da FAO, Microsoft, Relações Exteriores da Espanha, Politécnico de Torino (Itália)-CENTAI Institute, Zaytuna College em Berkeley, Califórnia, e LUISS Guido Carli University of Rome (Itália). Após as atividades, a delegação se encontrará com o Pontífice Papa Francisco, que pretende renovar seu interesse pelo desenvolvimento ético da IA.
O encontro seguirá o recente lançamento de uma nova rede universitária, facilitada em parte pela IBM, projetada para auxiliar as instituições de ensino superior a operacionalizar os princípios da Chamada em seus currículos. A iniciativa foi formalmente mobilizada em outubro de 2022 por meio do Global University Summit on the Rome Call for AI Ethics, um evento que reuniu com sucesso 42 instituições em 5 continentes e foi organizado pelo IBM-Notre Dame Tech Ethics Lab e coorganizado por Notre Dame, a Pontifícia Academia para a Vida e a IBM.
Por mais de um século, a IBM trabalhou para ganhar a confiança dos negócios e da sociedade introduzindo novas tecnologias poderosas no mundo de forma responsável e com propósito claro. A abordagem multidisciplinar e multidimensional da IBM para a ética da IA é guiada por princípios básicos fundamentados em compromissos de confiança e transparência e aplicados em toda a sua operação de negócios – de seus produtos e serviços a seus esforços de pesquisa, política e parceria.
Serviço
www.ibm.com
Chamado de Roma para a ética da IA
ética
FAO
IA
IBM
Microsoft
Pontifícia Academia para a Vida
Religião
Vaticano
Você também pode gostar