Skip to main content

Mercado de smartphones usados cresceu 11,5% em 2022, diz IDC

Pedro Nogueira
janeiro 10, 2023
Um levantamento preliminar divulgado pela IDC estima que as remessas mundiais de smartphones usados, incluindo smartphones oficialmente recondicionados, chegarão a 282,6 milhões de unidades em 2022. O crescimento em unidade representa um aumento de 11,5% em relação aos 253,4 milhões unidades comerciliados em 2021. Espera-se que esse crescimento continue, pois a IDC prevê que as […]

Um levantamento preliminar divulgado pela IDC estima que as remessas mundiais de smartphones usados, incluindo smartphones oficialmente recondicionados, chegarão a 282,6 milhões de unidades em 2022. O crescimento em unidade representa um aumento de 11,5% em relação aos 253,4 milhões unidades comerciliados em 2021. Espera-se que esse crescimento continue, pois a IDC prevê que as remessas de smartphones usados ​​chegarão a 413,3 milhões de unidades em 2026, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 10,3% de 2021 a 2026.

Dispositivos usados ​​demonstram mais resiliência aos inibidores do mercado do que novas vendas de smartphones, pois o apetite do consumidor permanece elevado em muitas regiões

Os programas de troca continuam a ser o fator determinante para o mercado de smartphones novos e usados ​​em todo o mundo. O mercado testemunhou o lançamento bem-sucedido de novos programas em várias regiões do mundo, onde o trade-in ainda é um novo conceito para os consumidores locais. Além disso, em mercados maduros como EUA, Canadá e Europa Ocidental, a troca continua a desempenhar um papel significativo na aceleração dos ciclos de atualização por meio de promoções voltadas para empresas de telecomunicações e varejo. Isso contribuiu para um aumento no valor de troca (TIV), que é típico quando a demanda por novos dispositivos é lenta. O aumento do TIV elevou os preços no mercado secundário devido aos consumidores obterem mais por seus dispositivos antigos para ajudar a impulsionar as atualizações.

O aumento da venda de dispositivos com preços mais altos no novo mercado também criou um efeito circular, já que muitos desses acordos agressivos de troca ocorrem principalmente em dispositivos premium. Quanto tempo duram essas ofertas agressivas de troca continua sendo uma grande questão para compradores e vendedores. Eventualmente, margens estreitas afetarão os lucros gerais do canal, fornecedor ou talvez ambos.

“O mercado de usados ​​conseguiu crescer 11,5% em 2022 graças à recuperação de 6,1% que testemunhamos no novo mercado para 2021”, diz Anthony Scarsella, gerente de Pesquisa do estudo Worldwide Quarterly Mobile Phone Tracker da IDC. “Dispositivos usados ​​demonstram mais resiliência aos inibidores do mercado do que novas vendas de smartphones, pois o apetite do consumidor permanece elevado em muitas regiões. Pontos de preço atraentes são críticos para o crescimento, pois a economia de custos continua sendo o principal benefício. No entanto, uma luta de estoque de ponta devido a ciclos de atualização prolongados no novo mercado usou preços crescendo mais de 11% em 2022”, comentou.

De acordo com a definição da IDC, um smartphone recondicionado é um dispositivo que foi usado e descartado em um ponto de coleta pelo seu proprietário. Depois que o dispositivo é examinado e classificado como apto para reforma, ele é enviado para uma instalação para recondicionamento e, eventualmente, é vendido por meio de um canal de mercado secundário. Um smartphone recondicionado não é “de segunda mão” ou adquirido devido a uma venda ou troca de pessoa para pessoa.

O relatório da Worldwide Used Smartphone Forecast, 2022–2026, fornece uma visão geral e uma previsão de cinco anos do mercado mundial de telefones recondicionados e sua expansão e crescimento até 2026. Este estudo também fornece uma visão dos principais players e o impacto que terão sobre fornecedores, operadoras e consumidores.

Serviço
www.idc.com

Estudo

IDC

Recondicionado

smartphone

TIV

Você também pode gostar

Edição do mês


Posts recentes